quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Fedora 8 Unleashed!



Finalmente o projeto Fedora lança oficialmente a versão 8 (Werewolf) de sua distribuição. Admito que sou fã de Linux nos servidores, mas como desktop, as distribuções ainda estão chegando perto da comodidade e praticidade oferecidas nos mundos Windows e Mac OS, principalmente em relação a suporte a hardwares, já que alguns fabricantes usam protocolos de comunicações proprietários, ou quando abertos são muito mal documentados, sendo às vezes, necessário fazer engenharia reversa nos drivers de windows.

Felizmente as coisas estão acontecendo de forma bem rápida no mundo de código aberto, eu vi com os meus próprios olhos o Conectiva Red Hat Linux Parolin 1.0, hoje Mandriva, que muito mal tinha uma interface gráfica usável em 1997.

O projeto Fedora é um dos mais frenéticos que conheço, os caras lançam uma nova versão praticamente anualmente e a coisa fica de fato cada vez melhor! A minha surpresa foi quando pluguei uma placa Wi-fi da D-Link aqui no meu PC e a mesma foi identificada automaticamente pelo sistema e funcionando! Coisa que o Windows precisa do CD de instalação...

Usei por dois anos um desktop Fedora 5 no ambiente de trabalho e fui me acostumando com a forma de se usar Linux como plataforma de desenvolvimento, e até mesmo como diversão/multimídia... Realmente não deixa nada a desejar em relação ao Windows... O OpenOffice, é uma mão na roda e atende muito bem as necessidades documentais e não pára de evoluir também. Só de vez em quando eu tinha alguns problemas para abrir planilhas do MS-Excel ou documentos do MS-Word com recursos mais "avançados"... É a vida, enquanto o mundo não se decidir sobre um padrão de armazenamento de documentos digitais, vai ser assim...

E eu desejo uma vida "curta" ao Fedora 8, (assim teremos o Fedora 9 rápido... rs), e uma vida longa ao projeto Fedora, pois realmente os caras são bons!

Para quem quiser usar um Linux mais "simples" ou até mesmo aqueles que querem funcionalidades avançadas, recomendo esta distribuição.


Este post foi escrito no Firefox 2 do Fedora 8, no dia de seu lançamento 8 de novembro.

Nenhum comentário: