quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Blogar é preciso!

Nesse primeiro post, gostaria de dar boas vindas a todos vocês a mais nova de minhas criações: "FlagranTI". Talvez vocês estejam se perguntando "Por que flagranti?", escolhi este nome devido às seguintes caracteristicas:

  • Escrito em uma lingua "neutra" e muito interessante - o Latim
  • Possui a terminação TI - Tecnologia da Informação
  • A palavra "Flagranti", que em português significa Flagrante, está ligada à sensação de algo visto na hora, ótima ligação para a divulgação de notícias e novidades.
Ou seja, este será um blog voltado para TI, falando sobre o meu ponto de vista em relação a tudo o que faço na área, criticando/avaliando/julgando as coisas que faço ou vejo, padrões de projeto, tecnologias novas/antigas, otimizações, sistemas distribuídos, CMS.

"Mas por que você demorou tanto tempo para fazer este blog?"
Tempo. O tempo é uma das coisas mais escassas no meu dia-a-dia, desde quando comecei a estagiar numa agência web, no início do milênio, não parei sequer 15 dias até hoje. Eram projetos de grande porte, desenvolvi diversas aplicações na época para a maior mineiradora das américas, e também para a BR Distribuidora, esta última chegou inclusive a ganhar o iBest. Foi uma experiência excelente para um estagiário, além de eu ter tido a chance de conhecer excelentes profissionais: jornalistas, analistas, programadores e designers.

Depois desse primeiro trabalho que foi voltado praticamente aos CMS: Calandra e Publique, terminei a minha graduação e fui convidado a trabalhar em outra agência, a Fattoria Web e fiquei trabalhando lá até recentemente quando decidi sair para organizar a minha vida, tomar um ar, recomeçar!

Na Fattoria, foram 2 anos non-stop, onde pude definir sistemas desde o seu embrião, rabiscados em folhas de papel praticamente ininteligíveis, até ver o produto final no ar recebendo milhares de usuários.
Comecei programando em ASP, LUA, PHP, Java, escrevi drivers de dispositivo para comunicação nativa Java/Linux que nem o próprio fabricante produzia, projetei sistemas de controle financeiro e estoque para a rede de franquias, projetei um CMS proprietário que hoje está no ar com aproximadamente 7 cases, sendo que três desses cases possuem uma grande quantidade de acessos, o Crea-RJ, a banda O Rappa e o Centro de Mídia Eletrônica, um publicador de vídeos.

Dos três projetos acima, os que mais se destaca tecnicamente é o projeto do "O Rappa" que é um site desenvolvido em Flash alimentado dinâmicamente via XML gerado pela plataforma CMS de vídeos, sons, imagens e textos desenvolvida internamente. O grande desafio desse CMS foi fazer uma API do publicador que fosse intuitiva ao usuário "leigo" para ser lançada futuramente como produto. Em outro post tocarei nesse aspecto técnico.

Nesse tempo pude aprender muito, e mais no final ensinar Java e conceitos de programação a várias pessoas, hoje amigos, que estão dando continuidade ao trabalho. Sentirei saudade da galera, mas a vida é assim mesmo, às vezes precisamos dar uma "agitada" nela para recomeçarmos, de outra forma, fazermos coisas diferentes, conhecer novos profissionais, trocar idéias, discutir... Só assim podemos crescer pessoalmente e profissionalmente.


Lá foram 2 anos de muito trabalho, aprendizado e dedicação. O resultado ficou, no total foram mais de 30 projetos de pequeno porte onde tive participação de alguma forma, 1 de médio porte completamente arquitetado por mim e 1 de enorme porte, onde pude dar os meus pitacos na arquitetura. Fora o CMS que na verdade irá provavelmente se tornar um produto futuramente.
(obs: não acredito em CMS super genéricos 1001 utilidades, pois cada projeto de um site/portal têm as suas peculiaridades)

Conhecimento: esta é a palavra-chave que me guia. Tudo que consegui até hoje foi através dos estudos, pesquisas, conversas e trabalho. E é dele que corro atrás!

Espero que gostem do espaço e comentem à vontade! Pois só conversando e trocando idéias é que progredimos!!!

Nenhum comentário: